Skip to content

A compra do Vitesse

19/08/2010

Poucas são as pessoas fora do território holandês que conhecem o Vitesse, mas isso vai mudar. O clube provavelmente começará a ter mais destaque no cenário nacional, e quem sabe chegar até as competições européias dos próximos anos com certa frequência após o acontecimento da última segunda-feira.

Merab Jordania

Assim como aconteceu com diversos clubes do futebol inglês, um milionário comprou o clube. O empresário da Geórgia, Merab Jordania, comprou todas as ações do clube, que eram de posse do então presidente Maasbert Schouten e se tornou o primeiro estrangeiro a comandar um clube da Eredivisie.

Jordania não é citado como um dos maiores milionários do mundo, como no caso dos compradores de Chelsea e Manchester City, mas graças a amizade entre Abramovich (dono do Chelsea) e Jordania, a imprensa holandesa vem especulando a hipótese de que Jordania tenha sido somente o “testa de ferro” da negociação, e que o verdadeiro comprador seja Roman Abramovich.

Sem confirmação de nada e com a assessoria do milionário russo negando a hipótese, os holandeses se perguntam “Quem é Merab Jordania?” e o que se descobre é que ele é um ex-jogador e também ex-técnico de seu país. Jordania também tentou compram o Beveren, da Bélgica, e na Holanda estava interessado também na aquisição do AZ.

Os planos para o futuro

Em sua chegada no Gelredome, na última segunda-feira, Jordania atraiu uma quantidade enorme de jornalistas e mostrou planos ambiciosos para o futuro do Vitesse. O georgiano garantiu que em três anos a taça da Eredivisie irá estar em Arnhem. O objetivo do time que flertou com o rebaixamento nas últimas temporadas deixa de ser somente a manutenção da equipe na elite do futebol holandês para brigar por posições mais altas na tabela e incomodar na briga por uma competição européia.

Sobre contratações, Jordania disse que em um prazo de três dias apresentaria novos reforços, no entanto, os três dias se passaram e ninguém chegou no Gelredome. A diretoria do clube deu declarações esclarecendo que as negociações estão em andamento, e que a demora além do esperado é algo normal. O novo proprietário do clube anunciou que seus contatos com grandes clubes renderão frutos ao Vitesse pediu paciência a torcida.

Em relação ao goleiro Piet Velthuizen, que anunciava a intenção de sair do clube, Merab foi claro: “Se ele ainda quiser sair, ele está livre para ir. Mas não antes de eu ter falado com ele.”

Outro ponto que deve ser melhorado é a estrutura do clube, com a melhoria das instalações para os jogadores profissionais e também das categorias de base. Jordania disse que vai reforçar também o orçamento do clube que, segundo o último relatório divulgado pela KNVB sobre a situação financeira dos clubes holandeses, possui uma situação “incômoda”, mas não grave.

Agora o momento é de deixar que o trabalho em Arnhen seja feito para analisar o resultado após um certo tempo. Tendo em vista a atual situação do futebol holandês, tanto na questão financeira, quanto em relação à queda da importância e também do nível técnico da Eredivisie, a compra do Vitesse pode ser benéfica, atraindo bons jogadores para o futebol local e também investidores. Quem deve estar se preocupando são os clubes grandes, que se viram perderam o reinado nas últimas temporadas para clubes médios e sem investimentos de grande porte e agora enxergam mais um clube de menor expressão dando passos rumo ao crescimento e se tornando um potencial obstáculo na briga por títulos.

Anúncios
One Comment
  1. Lucas permalink

    Espero que esse seja o primeiro passo para o futebol holandês volte a ser de primeiro escalão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: