Skip to content

Ajax volta à Champions League e cai no “grupo da morte”

26/08/2010

Na noite da última quarta-feira, em Amsterdam, houve uma festa no Amsterdam ArenA, casa do Ajax. A comemoração tinha um motivo: os Godenzonen venceram o Dinamo Kiev por 2 a 1 com gols de El Hamdaoui e Suárez e garantiram a vaga na fase de grupos da UEFA Champions League, algo que não acontecia desde a temporada 2005/06.

Exceto pelos problemas de organização na saída da ArenA, que podem atrapalhar a Holanda em sua candidatura para ser sede de uma Copa do Mundo, a festa foi perfeita. O maior time da Holanda finalmente voltou a ter uma geração que pode fazer com o que time alcance vôos maiores. A vitória teve também dois pontos positivos além dos já citados: o primeiro, pela questão financeira, já que a entrada na UEFA Champions League rende milhões e milhões de euros às equipes participantes, e também a manutenção das peças mais importantes do elenco por pelo menos mais uma temporada. Luis Suárez, capitão e grande referência da equipe, prometeu ficar no Ajax após a classificação.

Hoje, quinta-feira, o sorteio dos grupos foi realizado em Mônaco, e a Holanda teve duas equipes participantes. Além do Ajax, o FC Twente, atual campeão da Eredivisie, já estava qulificado para a fase de grupos. Os campeões ficaram no pote 4, enquantro o time da capital ficou no Pote 3.

Para o Twente, o fato de disputar a competição é uma glória para o clube, que só alcançou seu primeiro grande título na última temporada e não tem a vasta história do outro representante holandês. No entanto, existia a esperança de que a equipe caísse em um grupo equilibrado, onde pudesse buscar ao menos uma vaga na UEFA Europa League, mas os campeões não tiveram sorte. Caíram no Grupo A, junto com os atuais detentores do título da Champions League – Internazionale – e também Werder Bremen e Tottenham, da Alemanha e Inglaterra, respectivamente.

Para o Ajax, que esperava poder brigar ao menos por uma vaga nas oitavas, o grupo da morte. Os Godenzonen terão no Grupo G a companhia dois dois maiores vencedores da competição, Real Madrid e Milan. O Auxerre fecha o grupo. São 20 títulos de Liga dos Campeões somente neste grupo: nove do Real Madrid, sete do Milan e quatro do Ajax.

O Real Madrid de José Mourinho é, diparado, o favorito do grupo. Já o Milan, por estar enfraquecido, pode ser uma esperança para o Ajax, mas a expectativa mais realista é a de ficar na terceira colocação e garantir vaga na UEFA Europa League. O time do Milan é envelhecido, mas ainda tem muitos jogadores de extrema qualidade. Ao contrário dos italianos, o Ajax possui um plantel repleto de jovens jogadores, que falham muito e são inconstantes graças à inexperiência, portanto, não é um confronto onde haja grandes prognósticos, mas o favoritismo é do time de Milão.

O Auxerre não pode ser desprezado. Por ser o time de menos tradição do grupo, acaba sendo pouco citado, mas é bom lembrar-se que o quarto time do Grupo G eliminou o forte Zenit, da Rússia, nos playoffs, e tem plenas capacidades de causar dificuldades para todos os times do grupo, principalmente para o Ajax.

A possibilidade de Ibrahimovic se transferir para o Milan faz com que haja também a possibilidade do retorno do sueco à Amsterdam ArenA, onde ganhou destaque em nível europeu antes de se transferir para a Juventus. Outro reencontro importante é o de Clarence Seedorf com os Godenzonen. O jogador iniciou sua carreira no Ajax, ganhou vários títulos como a Copa da Holanda, a Supercopa da Holanda (duas vezes),  Eredivisie (também duas vezes), a UEFA Champions League 1994/95, última conquistada pelo Ajax e também o Mundial do mesmo ano, e se tornou um ídolo da torcida.

Com Real Madrid e Milan em seu grupo, o Ajax pode comemorar também à volta do clube à grande mídia. Certamente o Grupo G será o mais visado, e o gigante holandês poderá voltar a ter a visibilidade de outrora. Resta saber se os dirigentes do clube saberão se utilizar desta visibilidade para capitalizar e fazer com que a presença do time volte à ser frequente na maior competição de clubes do mundo.

______________________

Veja abaixo todos os grupos da UCL 2010/2011:

GRUPO A: Internazionale, Werder Bremen, Tottenham, Twente
GRUPO B: Lyon, Benfica, Schalke, Hapoel Tel-Aviv
GRUPO C: Manchester United, Valencia, Rangers, Bursaspor
GRUPO D: Barcelona, Panathinaikos, Kobenhavn, Rubin Kazan
GRUPO E: Bayern de Munique, Roma, Basel, Cluj
GRUPO F: Chelsea, Marseille, Spartak Moscow, Zilina
GRUPO G: Milan, Real Madrid, Ajax, Auxerre
GRUPO H: Arsenal, Shakhtar, Braga, Partizan

Anúncios

From → Ligas Européias

One Comment
  1. Em CNTP, eu torceria pro Mido destruir o Milan. Mas o coeficiente italiano tá em jogo, essa quarta vaga não pode ficar pra Alemanha 😛

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: